terça-feira, 19 de agosto de 2014

PONTA PORÃ LINHA DO TEMPO: Memórias históricas desportivas da região fronteiriça. CRI-Clube Recreativo Itamarati na era do futebol do salão Sul-mato-grossense.

·         Yhulds Giovani Pereira Bueno.

Foto: arquivo pessoal Srº Adão Bueno, equipe campeã da Copa Morena.
   Viajando através da memória desportiva, faremos um resgate de um pequeno fragmento histórico da nossa fronteira.

   Quem viveu na década de 1980 e gostava de assistir um bom Futebol de Salão, nome dado na época para o esporte que hoje e conhecido como Futsal, vai resgatar de suas memórias a grande equipe do CRI da então famosa fazenda Itamarati, que foi na década de 1980 um polo pioneiro da agricultura brasileira em cultivo no cerrado, situada no nosso estado de Mato Grosso do Sul na região de fronteira dentro dos limites no município de Ponta Porã, iniciativa do empresário empreendedor Olacyr Francisco de Moraes.

   O surgimento desta equipe se deu nesse período por incentivo do engenheiro responsável e administrador da Fazenda Itamarati na época Drº Nomura, amante do desporto apaixonado por um bom Futebol de Salão, Palmeirense de coração, tendo jogado nas equipes de base do clube no estado de São Paulo na sua juventude. 

Foto: Arquivo pessoal de Eliane Nomura Ramos. Drº Alberto Keiti Nomura e Olacyr Francisco de Moraes

   O convite foi feito para o srº Adão Bueno desportista para ser o técnico da equipe da Fazenda Itamarati, com autonomia de buscar jovens talentos como também atletas renomados para compor esta equipe que marcou história dentro e fora de Mato Grosso do Sul disputando campeonatos e se consagrando vitorioso em muitas disputas realizadas ao longo do tempo.

   O Srº Adão Bueno já era nome conhecido no desporto da fronteira por longa data membro da LDMPP liga amadora de desporto de Ponta Porã, como também dirigente e técnico de equipes de renome dentro e fora do município de fronteira, atuando também com equipes do lado paraguaio, com esse Curriculum e vasta bagagem, despertou interesse do Drº Nomura que queria formar uma equipe competitiva levando o nome do grupo Itamarati principalmente da Itasul aos quatro cantos do Brasil.

Arquivo pessoal Adão Bueno, equipe campeã da IV Copa Morena 1982.

   O primeiro grande feito da equipe de futebol de salão da Itamarati foi ter se consagrado campeã da IV Copa Morena em 1982, campeonato esse com um sabor fronteiriço, pois a grande final emocionante e ainda viva na memória de quem teve o privilegio de assistir como também fazer parte deste momento épico, que foi televisionada pela emissora TV Morena na capital Campo Grande uma final onde duas equipes da fronteira disputavam o titulo de melhor do Estado, CRI Itamarati e Ponta Porã.

   Cada equipe com seu elenco de fazer inveja a qualquer técnico de seleção brasileira com nomes de peso, jogadores de primeira linha, conhecidos em todos os meios desportivos da época.

   O Srº Adão Bueno se lembra de todos os fatos e acontecimentos desta data vívido em sua memória esse embate futebolístico histórico, onde no primeiro tempo de jogo a equipe de Ponta Porã ganhava de 2 gols de diferença, no intervalo o repórter esportivo perguntou a Adão Bueno e agora o que você vai fazer? Calmamente Adão Bueno respondeu: empatar e virar esse placar ao meu favor desacreditando que tal fato pudesse ocorrer, o repórter e comentaristas fizeram suas tirinhas.

   Hoje passado 32 anos Srº Adão Bueno revela os bastidores desse momento esportivo, no vestiário acalmando seus atletas após ter estudado a grande equipe adversária de Ponta Porã e perceber suas falhas, conversou com cada jogador mudando sua tática muito pouco realizada na época por ter uma forma diferenciada.

   A tática tinha como método principal realizar a rotatividade dos atletas, jogando sem jogador fixo em quadra algo corriqueiro para quem entende de futebol de salão sabe o funcionamento do fixo, alas e pivô, mudando fazendo os jogadores se revezarem em quadra e pedindo a cada jogador que mudasse a forma de chutar a gol, ou seja, se te marcarem á direita chute com a esquerda eles não vão esperar você fazer isto, invertendo totalmente e confundindo a marcação do adversário, segue relembrando o Srº Adão Bueno.

  Não foi fácil, mas impossível também não seria, e no segundo tempo uma virada histórica aconteceu, 4 gols selaram o destino de Ponta Porã, que tinha em seu elenco jogadores renomados como: Carrocine, Juan Vilhalba e os Irmãos Vegas, entre outros que compunham a equipe de Ponta Porã, quem foi desta época vai relembrar desses grandes atletas e o técnico dessa fabulosa equipe de Ponta Porã era o então saudoso Roberto Urizar (Acostinha) nome consagrado no Desporto  fronteiriço e no Estado.

   O CRI ITAMARATI consagrou-se Campeã da 4ª edição da copa morena, algo inédito, com gols que foram declarados pela mídia como pinturas, tal foram suas conclusões em quadra, foi dado então o primeiro passo para levar o nome desta equipe antes não muito acreditada, como uma equipe de renome e peso dentro das quadras, realizando excursões fora do estado, jogando contra equipes de renomes no Brasil como: Tachinha, Citrosuco, Uracam, Palmeiras, Corinthians consagrando-se campeão e ganhado todos os jogos realizados.
Chamando atenção de muitos esportistas da época, Itamarati virou sinônimo de bom futebol de salão, esses fatos históricos todos registrados e comprovados com documentos e reportagens da época, ressalta o Srº Adão Bueno, lembrando saudoso desta época, mas com orgulho de ter escrito juntamente com tantos outros seu nome na história esportiva de Mato Grosso do Sul.

   Srº Adão Bueno lembra com carinho de seus atletas como: Vírginio, Cezar, Reinaldo Colmam, Darinho, Carlinhos bagaço, Carlitos goleiro, Chico, Ortiz, Azunil e Juvenal.

   A equipe da Fazenda Itamarati, CRI, repetiu o feito conseguindo dois títulos da Copa Morena, a fase da equipe se estendeu por longa data na década de 80. Consagrando se campeão do campeonato Estado de Mato Grosso do Sul.


Arquivo pessoal João Augusto Franco: Foto histórica Equipe campeã da Eximporã que disputou a final com Aparecida do Taboado, a disputa finalizou nos pênaltis. A equipe de aparecida tinha em seu elenco neste período jogadores que eram de seleção brasileira, mas a equipe do Eximporã tinha jogadores de renome do Paraguai e Brasil como: Flávio Kayat, Salinas, Pelego, Coque, entre outros jogadores renomados da época.


e
 Arquivo pessoal de Adão Bueno: Equipe de veteranos (máster) de Ponta Porã em meados da década de 60 



Arquivo pessoal de Adão Bueno: Recorte de jornal reportagem, ano 1976 do torneio realizado em Ponta Porã Pela LDMPP-Liga Desportiva Municipal de Ponta Porã, Adão Bueno técnico da referida equipe.



Arquivo pessoal de Adão Bueno: Recorte de jornal reportagem da época anos 70 séc. XX, do torneio realizado em Ponta Porã Pela LDMPP-Liga Desportiva Municipal de Ponta Porã, Adão Bueno técnico da referida equipe


Arquivo pessoal Adão Bueno: Equipe do São Paulo muito conhecida nos gramados da região fronteiriça




    Pesquisador: Yhulds Giovani Pereira Bueno. Pós-graduado em Metodologia do Ensino em História e Geografia. Professor de qualificação profissional, gestão e logística (Programas Municipais, Estaduais e Federias). Professor coordenador da Rede Municipal de Educação, membro do Grupo Xiru do CTG – Querência da Saudade – Ponta Porã – MS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário